Projeto Social leva educação ambiental e atividades esportivas para crianças da Amazônia

MatériaMais Notícias

da betano casino: Um projeto social de incentivo ao esporte vem transformando a realidade de crianças e adolescentes em comunidades da região amazônica. Trata-se do projeto Esporte na Cidade, iniciativa da Instituição De Peito Aberto, que em 2023 completou 13 anos de atividades em cidades do estado do Pará.

da dobrowin: Desenvolvido por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte com o patrocínio de grandes empresas e apoio de prefeituras da região, o Esporte na Cidade promove atividades e apresentações em escolas públicas e espaços esportivos para a iniciação de crianças em esportes como basquete, judô, vôlei, futebol, entre outras modalidades. Terra Santa, Porto Trombetas (comunidades quilombolas de Moura e Boa Vista), Faro, Canaã dos Carajás e Curionópolis são algumas das cidades beneficiadas pelo projeto, que atende mais de 500 crianças por ano.

Entre as atividades realizadas, estão palestras sobre a preservação do meio ambiente e oficinas temáticas voltadas para a sustentabilidade, como a prática de reutilização de materiais.

“O nosso objetivo é aproveitar a experiência local para ampliar a atuação em outras comunidades da região. Os 13 anos de atuação permitem apresentar alguns resultados. A educação ambiental, por exemplo, é fundamental para a preservação local. Já as atividades transformaram a realidade de muitas crianças”, explica Wenceslau Madeira, diretor e co-fundador da De Peito Aberto.

Em Terra Santa, o Projeto Esporte na Cidade desenvolve atividades no município desde 2010. Ao todo, já são mais de 5 mil crianças e adolescentes beneficiados pela iniciativa. Na atual edição, são ofertadas aulas gratuitas de iniciação esportiva (basquete, handebol, futsal e voleibol) no Ginásio Bráulio Nelson da Conceição. Agora em maio, o ginásio foi palco do Festival de Handebol para meninas e meninos do projeto das categorias sub-13, sub-15 e sub-16.

Também neste mês, os municípios de Curionópolis e Canaã dos Carajás receberam a Copinha de Esportes Escolar, que reuniu 840 alunos atendidos pelo projeto, com idade entre 7 e 16 anos, Ao todo, 60 equipes de futsal disputaram a competição, sendo 30 em cada município.

Desde 2010 na De Peito Aberto, a história da professora de educação física Simone Rego se mistura com a iniciativa da Instituição. “Assim que me formei, eu vim trabalhar para a De Peito Aberto aqui no município de Terra Santa. Como já estou há 13 anos no projeto, a minha maior alegria é ver a transformação nos meus primeiros alunos que já estão formados e inclusos no mercado de trabalho”, contou.

Simone também é referência para os alunos do projeto. Para Maria Clara, que chegou à De Peito Aberto graças ao convite da professora, o projeto a encoraja a seguir no esporte. “Eu vejo a professora tão boa nos esportes, isso mostra que posso ser igual a ela. O projeto veio na minha vida na melhor hora porque eu não tinha espaço para praticar vôlei.”

Além do Esporte na Cidade, a instituição tem outros projetos espalhados pelo Brasil. Minas Gerais, Bahia e Pará são os estados atendidos pela instituição, que, nos próximos anos, pretende ampliar sua atuação pelo país. A De Peito Aberto possui mais de 100 colaboradores distribuídos entre os escritórios de Minas Gerais (Belo Horizonte), Bahia (Lauro de Freitas) e Pará (Barcarena).

You may also like...